PT - Instantâneo

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Serra: O projeto que saiu caro para o eleitor

Do blog do deputado Adriano Diogo

12/07/2007 - Vítimas do Metrô ainda aguardam indenização
http://www.pt-sp.org.br/blog/adrianodiogo

Hoje completam seis meses que ocorreu o acidente na linha 4 do Metrô de São Paulo e vítimas permanecem em busca de indenizações. O acidente, que ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano, matou sete pessoas e deixou 212 moradores sem casa, pois tiveram que abandonar suas casas às pressas. Seis meses depois, 38 pessoas continuam sem um lar definitivo, 14 imóveis próximos à cratera aberta pelo acidente seguem interditados e 11 deles estão condenados, segundo a Subprefeitura de Pinheiros.

O sentimento de perda e abandono é grande entre as famílias que perderam suas casas a os parentes das vítimas do acidente. Reproduzo, abaixo, o relato de uma moradora do local que pediu para não ser identificada, pois teme represálias.

“Depois de ter muros quebrados, o chão da cozinha de casa cedeu cerca de 2 centímetros. Percebi quando a água sumiu sob a parede. O Dr. engenheiro da via amarela sentenciou: ‘esse problema não está associado às obras e sim ao mau hábito que as mulheres têm de lavar suas cozinhas.’ Inclusive a mulher dele.

Logo saiu a sentença. Precisava me mexer, pois em dois dias esvaziariam minha casa, tudo iria para um guarda móveis, meus cachorros para um canil e eu e minha filha para um hotel de luxo.

Não é que pareceu bom demais? Hotel confortável, restaurante luxuoso, simpáticos funcionários ... até que percebemos que não éramos hóspedes normais, em nada nos consultam, tudo é decidido pela nossa “tutora”, a Via Amarela.

Ouvi de uma truculenta assistente social o seguinte: ‘as pessoas não contentes com todo esse mimo da via amarela, ainda abusavam enchendo a cara de refrigerante e chocolate.’ Aí vieram os cortes: sem frigobar, sem serviço de quarto, nem que eu me Comprometesse a pagar. Tentei fazer conta minha no hotel, mas não deixaram, tinha que pagar no ato, qualquer consumo, mesmo que fosse um cafezinho ....

Fiquei sabendo ontem que me mudo hoje de hotel ... resolveram me deixar mais perto do controle. Os funcionários da Via Amarela mentem, tratam os moradores como se fossem pessoas ignorantes, são muito bem treinados para deixar as pessoas inseguras e na mão deles. Não parece que estamos sendo prejudicados e sim somos privilegiados por ganhar uma estadia de hotel. Assim, foram cortando tudo.

O piso da minha casa foi quebrado e me avisaram: ‘só pagamos 15 reais o metro quadrado, o resto é com o proprietário. ’ Fui comprar um piso, até modesto, e paguei grande parte dele.”

Nenhum comentário: