PT - Instantâneo

terça-feira, 17 de julho de 2007

Cesar Maia acusa Lula de usar "claques de aluguel"

16/7/2007 - Governador da PB diz que vaias a Lula foram claque de prefeito do Rio
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u312428.shtml

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), disse hoje que as vaias dirigidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos, na sexta-feira, partiram de uma "claque do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia [DEM]".

Cunha Lima manifestou inconformismo com relação ao episódio durante o programa semanal "Boa Tarde Paraíba", transmitido por uma rede de emissoras de rádio do Estado.

"A vaia, além de ser injusta, já que o presidente apoiou fortemente a realização do Pan-Americano, traz uma dúvida. Ao mesmo tempo que o presidente foi vaiado, o prefeito do Rio de Janeiro foi aplaudido efusivamente. Aí o gato deixou o rabo de fora", disse Cunha Lima à Folha.

"Eu digo isso muito à vontade, porque sou de um partido de oposição", completou o tucano. Para ele, se a manifestação tivesse sido contrária ao atual momento político brasileiro, "todos teriam sido vaiados".

"Nas arquibancadas do meu lado esquerdo dava para ver um grupo de animadores, vestidos com o uniforme do Pan, estimulando esse tipo de procedimento [vaias]. Não foi um ato espontâneo de rejeição", afirmou.

No programa de rádio, Cunha Lima disse que a Prefeitura do Rio recebeu 20 mil ingressos dos organizadores dos jogos e que César Maia "deve ter entregue a simpatizantes".



16/7/2007 - Deputado do PT diz que vaia a Lula foi ensaiada
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u312311.shtml

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) disse que as vaias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de abertura do Pan-Americano do Rio, na sexta-feira passada, foram "ensaiadas".

"A vaia não foi algo natural. Foi algo construído. É evidente que alguém armou para o presidente ser vaiado", disse o deputado para a Folha Online por telefone.

Sem atribuir diretamente a culpa pelas vaias, o deputado petista questionou o fato do prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), ter sido aplaudido na mesma cerimônia. "É estranho que o prefeito, com todos os problemas da sua administração, tenha sido aplaudido."

Dr. Rosinha também estranhou o fato do prefeito fluminense ter dispensado de suas atividades os servidores que fossem trabalhar como voluntários no Pan. "Tudo isso é estranho."

O deputado não foi o primeiro a dizer que as vaias foram ensaiadas. Na semana passada, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., atribuiu as vaias a um movimento organizado contra o presidente Lula. "Parece uma coisa orquestrada. É só observar de onde vinha que dava para perceber que era uma coisa organizada", disse na sexta passada.

Procurado pela reportagem, Maia ainda não se manifestou sobre as declarações de dr. Rosinha. Em mensagem enviada para os assinantes do seu ex-blog. Maia comentou as vaias a Lula.

"A assessoria de Lula decidiu conquistar o Rio --onde sua avaliação é a pior do Brasil-- a partir da posse do novo governador. Destacou volumosa transferência de recursos e passou a trazer Lula ao Rio com freqüência às vezes semanais. Numa dessas, ele teve quatro eventos no mesmo dia e sempre acompanhado das 'claques de aluguel'. [...] O governador --que deveria ter o papel principal-- foi tratado como coadjuvante. Resultado: a produtividade política foi nenhuma", diz Maia em seu ex-blog.

Nenhum comentário: