PT - Instantâneo

domingo, 8 de julho de 2007

DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE MÍDIA – UMA ALTERNATIVA PARA LIBERTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS BRASILEIROS

Na ideologia do socialismo petista, diz a seguinte frase “o socialismo petista será radicalmente democrático, ou não será socialismo, nem será petista” e agora observamos a tentativa da democratização da mídia, Lula e o PT vêm cumprindo com seus programas ideológicos, pois antes da instituição do programa da revolução democrática a desalienação do cidadão por meio da propagação do conhecimento.

Nestes próximos meses será aberto o debate público sobre a democratização dos meios de mídia, algo até então inusitado na história do Brasil. O temor da democratização da mídia ronda os grandes empresários da mídia “fascista”, “global” e “mainardista”, pois quem monopolizou desde o período da ditadura militar não consegue admitir seu poder repartido entre o povo.

Redes de televisão, rádio, jornais, revistas e etc., que ganharam concessões do regime militar, que perseguiram sem o menor pudor líderes populares, manipularam eleições, jogaram o povo contra os movimentos sociais que os representavam, adentrou suas mentes inserindo valores e paradigmas não condizentes com suas realidades econômicas e sociais durante várias décadas, hoje teme o governo do povo, o governo que ressurgiu do limbo político de 2005, de uma arena em que o PT e o governo Lula deveriam sucumbir eternamente e observar atônitos a ascensão novamente das elites ao poder. Mas o povo fez ressurgir deste limbo um partido com mais força e a minimização do poder de fogo oposicionista.

Agora à hora da democratização chegou os partidos que apoiavam a monopolização da mídia, como o PSDB de FHC que colocou como seu ministro de comunicações ACM dono das maiores redes de televisão da Bahia, um homem que se preocupou em atender suas necessidades pessoais e de seus negócios ao invés de popularizar seu poder. As eleições de 1989 que os meios de mídia favoreceram Collor, em especial a mídia “global”, nos levou a um intenso abismo neoliberal, para evitar a vitória de Lula, que se aproximava perigosamente do candidato das elites.

A democratização levará o Brasil a um cenário jamais imaginado, onde a população poderá se expressar por meio de rádios comunitárias suas opiniões, onde o povo poderá gerir pequenas redes de televisão para mostrar suas realidades sociais e que seja mais um passo para atração patrocínios a suas comunidades. As conseqüências deste modelo poderão levar a desfragmentação de grandes meios de mídia, queda dos patrocínios a estas grandes redes, aumento do investimento em redes comunitárias e a não criminalização de movimentos sociais.

O imperialismo da mídia elitista ruirá provavelmente como ruiu o czarismo na Rússia em 1917 e os grandes impérios globais após a Primeira Grande Guerra Mundial. Este segundo governo será a aliança definitiva do PT e de Lula com os movimentos sociais. A alternativa para o socialismo começa hoje, cabe ao povo enxergar e participar ativamente neste processo, pois outro espaço como este na história provavelmente não deve se repetir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).