PT - Instantâneo

sábado, 14 de julho de 2007

Cesar Maia teria armado a vaia ao Lula no PAN?

14/07/2007 - Quem vaiou Lula?
http://edu.guim.blog.uol.com.br

Vocês que estão aí no Brasil souberam antes de mim, que estou fora do país, que Lula foi insistentemente vaiado no Rio, num Maracanã lotado, durante a cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos por milhares de pessoas. Segundo a Folha de São Paulo, ele foi vaiado seis vezes.

As notícias que obtive na edição da Folha na internet não explicam por que um presidente que todas as recentes pesquisas de opinião (Ibope, CNT-Sensus, Datafolha etc.) dão como extremamente popular em todas as camadas sociais foi agredido dessa forma por toda aquela gente, mas dão pistas.


Tenho dois fatos “interessantes” a comentar:

1ª – Enquanto Lula foi massacrado pelo público presente ao Maracanã, quando o prefeito do Rio, César Maia, do PFL, foi mencionado nos microfones do estádio, recebeu “aplausos efusivos”.

2ª – O público que compareceu ao Maracanã no primeiro dia de venda oficial de ingressos para a abertura do Pan, não encontrou o que buscava. Os ingressos estavam praticamente “esgotados” antes mesmo da abertura das bilheterias.


Alguns fatos:

1ª – A popularidade de Lula no Rio, segundo as pesquisas, é bem alta. Ele não é odiado assim por lá a ponto de ser apupado com tanta virulência.

2ª – A prefeitura do Rio, sob as ordens do prefeito Cesar Maia, controla a distribuição e a venda de ingressos para o Pan.

Alguma explicação é necessária para o que aconteceu no Maracanã. Nem Lula é tão impopular nem Cesar Maia é tão popular. Alguma ilegalidade muito grave aconteceu na distribuição dos ingressos. Aliás, não me parece nem um pouquinho exagerado especular que o prefeito do Rio pode ter montado uma monumental armadilha para Lula.

O caso das vaias no Maracanã ainda vai dar muito pano para manga. Podem esperar.

Nenhum comentário: