PT - Instantâneo

domingo, 15 de julho de 2007

Ainda as vaias do Maracanã

Do blog do Zé Dirceu.

15/7/2007 - Ainda as vaias do Maracanã

http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=518&ac=0&Itemid=37

As vaias ao presidente Lula na solenidade de abertura dos Jogos Pan-Americanos continuam repercutindo na imprensa e hoje são destaque em algumas colunas de comentaristas políticos. Vale a pena ler a análise do jornalista Alceu Nader - “Colunas exploram as vaias no Pan, e voam para bem longe da explicação para o episódio”, no seu blog Contrapauta, comentando as notas de duas colunistas: Eliane Cantanhêde, na Folha, e Dora Kramer, no Estadão.

Nader questiona porque nenhum colunista respondeu à principal indagação sobre o episódio: por que o prefeito foi aplaudido e o presidente foi vaiado? Por que aplauso para um prefeito que a população do Rio de Janeiro concedeu 32% de “ótimo” (DataFolha, março/07) e vaias para um presidente que recebeu mais de 50% das opiniões na mesma avaliação?

Ainda sobre as vaias, Eduardo Guimarães levanta no texto “Indícios sobre as vaias”, no blog Cidadania.com, alguns fatos que podem ajudar a explicar por que e de onde vieram as vaias. Entre outras coisas, chama a atenção o vídeo que circula no YouTube com cenas do ensaio geral da festa do Maracanã, onde as vaias aparecem no mesmo momento em que ocorreram na solenidade de sexta-feira.

Nenhum comentário: