PT - Instantâneo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Censura vem de onde?



Saudações, companheiros!

Acredito que nem todos puderam acompanhar, como eu, aos diversos shows do Festival SWU. Um festival que visou a discussão sobre a sustentabilidade, um assunto da moda, e que aos meus olhos passou muito longe. O que se lê nos diversos comentários dos que lá foram é que de sustentável não teve muita coisa. Preços altíssimos em tudo, falta de lixeira etc...

Mas não foi pra isso que venho a vos escrever. Eu como fã do Rage Against the Machine, fiz questão de assistir ao canal Multishow (leia-se Globo) para que suprisse um pouco minha tristeza de não vê-los ao vivo. Pois bem, caso não os conheçam, o RATM são uma banda ativista, altamente politizada e que apóiam em diversos países os movimentos sociais e a anti-invasão estadunidense.

No decorrer do show, Zack de la Rocha, vocalista, dedica a música "People of the Sun" aos companheiros do MST. Dedicou à eles não somente a música. Zack, ao encontrar os militantes, disse:

"O MST tem uma experiência muito importante na solidariedade humana e na criação de espaços fora do modelo capitalista, e é muito importante para muitos de nós que, nos EUA, que estamos lutando pelas mesmas coisas. Eu acho que o MST já criou um exemplo maravilhoso de luta por justiça social e econômica, e é um grande exemplo para nós".

Juntamente com essa declaração disse que iria doar parte do cachê ao movimento e distribuiu convites aos militantes para que fossem ao show.

Voltando ao show, na música "Wake Up", o guitarrista Tom Morello, vestiu o boné do MST e, sem explicação nenhuma, a Globo cortou a transmissão ao vivo do show!

Vejam vocês, companheiros! A censura vem da onde?

No Twitter, Tom Morello ainda alfinetou: "I understand the network cut away then I put on the MST had. That means we´re winning" ("Eu entendi a rede cortar quando eu coloquei o boné do MST na cabeça. Isso significa que estamos ganhando").

Estamos ganhando quando entendemos o que está acontecendo e o porque de estarem acontecendo.

Os movimentos sociais não devem ser tratados dessa maneira. A Rede Globo quer a todo custo criminalizar o movimento, manipulando a opinião pública e vetando o público em geral da notícia em si.
Sinto que não haja mais Zacks, mais bandas como o RATM, para mostrar que os movimentos sociais por toda a América Latina são sérios e visam a igualdade!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tom Morello acaba de manifestar o seu opoio à Dilma Roussef no Twitter:

"Dilma Roussef is candidate for the poor, the working class and the youth. It´s my hope that the young people of Brazil support her"

Bruno. disse...

Grande, existem outras bandas ativistas por ai, em outros estilos, mas ativistas, comunistas,socialistas e anarquistas. Dentro dos EUA posso citar uma outra banda Angelic Upstarts, Na italia existem outras, tais como Los Fastidios e Banda Bassotti (inclusive eles tem uma musica que fala sobre a luta na áfrica e no continente americano - Figli della stessa rabbia), tmb temos bandas portuguesas, espanholas, francesas, alemãs, inglesas etc. Basta procurar.

Saúde e força!

Patricia Fornitani disse...

Ótimo saber dessas bandas e vou procurá-las, sim. Mas quando eu digo que falta bandas como estas, eu digo aqui no Brasil, apesar de nao me especificar, rsrs. Aqui tá tudo muito neutro, os artistas com medo de se intrometerem na política, de criticar o que não concordam e ainda por cima aceitarem tudo o que a MTV e a GLOBO impõe.