PT - Instantâneo

sábado, 21 de agosto de 2010

O que é isso Companheira? - A transformação de Marina

Marina Silva, ex-militante do Partido dos Trabalhadores, e atual candidata a Presidência da República pelo PV, tem se mostrado ante a mídia impressa, e televisiva um tanto transformada. Suas falas, nada tem se assemelhado com a mulher de biografia indefectível e vibrante, que aprendemos a admirar. Suas inserções têm deixado a grande militância petista surpresa, ao elogiar FHC, Serra, e criticar Dilma e Lula, além dos próprios ex-companheiros do PT. O que é isso companheira?

A candidata à presidência da república pelo PV (Partido Verde), Marina Silva, senadora pelo estado do Acre, nos últimos tempos têm mostrado uma face até então desconhecida do eleitorado, demonstrando uma nítida transformação moral e ideológica. Ainda que pensemos na mesma Marina dos movimentos sociais, da luta pela terra, do ecossocialismo, ao que parece metamorfoseou naquilo que ela mesma mais contestava, em uma ecocapitalista, que fala aos empresários sobre ecologia e desenvolvimento sustentável, e se rende a lógica do sistema.

Nas últimas semanas, sujara sua bela biografia defendendo o (des)governo FHC, o mesmo que elevou os índices de desmatamento da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, e que fora conivente com a expansão dos latifúndios da soja, milho, e da cana-de-açúcar. Defendeu empresas que exploram os nativos da amazônia para faturarem bilhões com créditos de carbono, e os produtos decorrentes desta exploração.

Neste meio-tempo atacou Dilma, o PT, e o nosso projeto popular de governo, que a mesma ajudou a construir nestes últimos 29 anos. Se viu tomada pelo moralismo religioso, e pela lógica do senso-comum, fazendo aflorar e contagiar até mesmo Heloísa Helena (PSOL), que lhe indicou voto e apoio. Que Marina é esta?

Não é a Marina Silva, mulher de luta, que aprendeu com Chico Mendes a qual lado se aliar na luta pelos trabalhadores e dos povos da floresta, agora se renda ao ecocapitalismo da Natura, da Vale, da Votorantim, e do Protocolo de Kyoto. Onde está a Senadora a quem Lula confiou o MMA para a redução do desmatamento? Onde está está a Senadora baluarte da luta dos trabalhadores ante a selvageria das multinacionais? Onde está a senadora que aprendemos a admirar por se colocar a frente na defesa do meio ambiente?

Está no PV, o mesmo de Sarney Filho, de Gabeira, de Feldman, e Augusto Cury... uma lástima, ainda que acenda o ideal verde pelo Brasil, contagiando milhares de militantes a levantar a bandeira por um mundo melhor. Porém, não há como sustentar estás mesmas proposituras em um partido da ordem do capital, já contaminado e arraigado nas bases do empresariado e dos ideais burgueses.

A Marina trocou o PT, "locus" privilegiado da luta dos movimentos sociais, dos trabalhadores, e da juventude, pelo PV, partido da classe média-alta, do empresariado, e das velhas oligarquias. Infelizmente o movimento de base que Marina professou ao adentrar a este partido é demasiadamente impossível, não e possível mudar este PV.

A nossa ex-companheira, parece um personagem saído dos contos de Franz Kafka, tornou-se algo repugnante, e já não é capaz de compreender qual o universo que a cerca. Talvez a pergunta que perdure seja está: "O que é isso Companheira?" -, pois ninguém mais é capaz de lhe reconhecer, e espero que possas fazê-lo a tempo de salvar sua vibrante biografia.

Nenhum comentário: