PT - Instantâneo

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Embaixadas estrangeiras saúdam aniversário de 28 anos do PT

Onze representações de embaixadas, de quatro continentes, marcaram presença na festa de aniversário do PT, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brasília. As representações que falaram ao Portal do PT foram Angola, Argentina, China, Coréia do Norte, Cuba, Palestina, Rússia, Síria, Tunísia, Uruguai e Vietnã.

Leia as declarações das representações diplomáticas:


“Nós temos a obrigação de cooperação com o PT brasileiro, há muito tempo. Antes de assumir o poder, nós também sempre os assistíamos por meio do Foro de São Paulo, protagonizado pelo PT. O PT também está construindo um socialismo de tipo brasileiro, que convém a realidade concreta do Brasil. Nós, do Partido do Trabalho da Coréia, também temos a mesma finalidade. Nós apreciamos as conquistas logradas pelo PT durante este mandato do presidente Lula. Neste sentido, temos muito a aprender e muito para trocar com o PT. O PT sempre apoiou a luta do povo coreano pela construção do socialismo e também pela reunificação pacífica e independente da Coréia. Esta é a causa fundamental que nos chamou à participação nesta celebração. Felicitamos calorosamente este aniversário de fundação do PT e que o partido também tenha grandes sucessos em seus trabalhos no futuro.”
Pak Hyok, embaixador da Coréia do Norte (Foto: embaixador ao centro, acompanhado de comitiva, por Rossana Lana)

“Nossas relações com o Partido dos Trabalhadores são históricas. Desde a sua fundação, temos boas relações, inclusive pessoais e partidárias com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Sempre fomos solidários com o partido em seus objetivos na luta pelos trabalhadores e pelas classes sociais menos favorecidas. O PT sempre esteve ao nosso lado e dos direitos inalienáveis do povo palestino. Recebemos atos solidários do partido, através de seus quadros e as manifestações do PT surgem em todas as ocasiões em que o povo palestino necessita.”
Salah Al-Qataa, encarregado de negócios da Embaixada Palestina

“Dentro dos desígnios e objetivos do PT em termos globais, suas políticas em termos internacionais, para nós é importante estar aqui e dar nosso testemunho e contribuição. Queremos agradecer ao PT, em relação àquilo que fez por Angola nos momentos difíceis, nos momentos em que tínhamos o colonialismo. As possibilidades que nos deu de ajuda para que muitos de nossos expatriados, àquele tempo, pudessem ter uma identidade.”
Leovigildo da Costa e Silva, embaixador de Angola

“O motivo de participar desta festa é muito simples. Estamos presentes respondendo ao convite da parte da direção do PT, que é um dos maiores partidos na vida política do país. Gostaria de mencionar que, hoje em dia, temos laços de cooperação, de troca de experiências e contatos entre o PT e o Partido Rússia Unida, partido da maioria no parlamento russo.”
Alexandre Nuralov, conselheiro político da Embaixada da Rússia

“Vim a convite do presidente do PT, deputado Berzoini. Estou trabalhando no Brasil pela quarta vez e posso dizer que tenho acompanhado toda a trajetória do PT. É uma expressão política do país que lutou muito para chegar ao poder. Eu interpreto este fenômeno como um esforço das classes populares para encontrar um caminho mais adequado para seu país. Como outros partidos que tiveram sua oportunidade, agora chegou a vez do PT. Quero dar meus parabéns a essa experiência interessante de 28 anos. Faço votos para que o PT continue na sua caminhada pelo bem do povo brasileiro.”
Chen Duqing, embaixador da China

“As relações entre Cuba e Brasil são muito profundas e de muita intensidade. Temos uma amizade muito grande entre o povo brasileiro e o povo cubano. Como parte disso, o PT tem uma tradição de luta e tem lutado pela defesa da soberania, da integridade e do desenvolvimento do Brasil, além de ter boas relações com nosso partido. É uma honra para nós participar desse 28º. aniversário do PT.”
Pedro Núñez Mosquera, embaixador de Cuba

“O PT é muito importante, principalmente porque representa a força política atual no Brasil. Mas, além disso, o PT tem muito vínculo com a nossa política no Uruguai. Temos muitos políticos petistas com relações próximas e contínuo contato com o Uruguai, possivelmente nas lutas sindicais e político-partidárias. Ainda que seja um partido novo para o Brasil tem uma raiz muito profunda com o trabalhismo.”
Arturo Villarreal, conselheiro político da Embaixada do Uruguai

“Parabéns para o PT em seu 28º. aniversário. Desejo muito progresso para o partido e para o povo brasileiro. O PT é um partido amigo do governo sírio.”
Elias Bara, segundo secretário da Embaixada da Síria

“Nós viemos trazer a saudação do comitê partidário do Vietnã ao PT. Em setembro, recebemos o secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, em nosso país, e nos tornamos bem mais próximos, desde então, assim como nos encontramos com o presidente Lula durante o Congresso do PT, quando solicitamos sua visita a nosso país. Por isso, estou muito feliz de estar aqui. Espero que o PT consiga dar sua contribuição ao resgate do Brasil.”
Nguyên Thac Dinh, embaixador do Vietnã

“O motivo que nos traz a esta festa é que o PT é um importante partido no Brasil. O presidente do Brasil pertence a este partido, assim como importantes lideranças políticas. O PT faz muitas coisas importantes para o bem do país. Estamos aqui para encontrar nossos amigos nesta festa para conversações. Temos o prazer em participar deste evento.”
Seifeddine Cherif, embaixador da Tunísia“.

O PT é importante para o país e elegeu o presidente Lula, que é uma figura política que permitiu uma aproximação entre Brasil e a Argentina muito importante. A festa do PT é uma festa da democracia brasileira e da democracia argentina, também, que passou por momentos muito difíceis. Por isso, nós também queremos participar desta celebração democrática.”
Gonzalo Urriolabeitia, conselheiro político da Embaixada da Argentina

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

CONLUTAS E CONLUTE NO VALE DO PARAÍBA – SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS!

As organizações pelegas e autoritárias que saíram das entranhas do PSTU hoje mostram que a sua “noção” de “sindicalismo de luta” e “movimento estudantil” não passam de lorotas, pois conseguem fracassar cabalmente quando mais o trabalhador e o estudante contam com a direção de seus pelegos sindicalistas e líderes dos movimentos estudantis, jogando as ricas histórias das organizações que representam no fosso. No Vale do Paraíba sua ineficácia está amostra, a CONLUTAS falhou com os trabalhadores da GM e da antiga PHILLIPS e a CONLUTE com os estudantes da UNITAU.

O PSTU mais uma vez da mostras que o seu “partido de luta” está à beira do nocaute, onde as próprias contradições fazem combalir os movimentos que representam sob bandeiras de organizações fantasiosas e sectárias, que impõem a frente das pautas dos movimentos os interesses do PSTU, o mais burguês e enviesado partido brasileiro.

A CONLUTAS do Vale do Paraíba vê seu findar com a próxima eleição do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, onde tem dezenas de motivos para se preocupar com o fracasso nas urnas e o retorno da fortalecida CUT, que ao lado do Governo Lula vem conquistando importantes direitos para os trabalhadores, com um sindicalismo profissionalizado que garantem importantes reajustes aos seus sindicalizados numa política verdadeira de negociação, sem o imediatismo e a afobação que os ignaros sindicalistas da CONLUTAS.

A CONLUTE pior o fez, com a direção de Pablo “Che GueNADA” na UNITAU organizaram a mais vergonhosa passeata que iludiu o movimento estudantil taubateano com propostas desvirtuadas e sem direção, que culminou tão rápido quanto se organizou. Seu peleguismo era tão inconcebível que suas propostas e o movimento se esvaziou por completo, suas cúpulas estão desorganizadas devido a uma atuação de base em que repudiou tal ofensiva contra a classe estudantil construída com o tempo e com muita conscientização política.

Os movimentos de verdadeira base popular hoje se organizam para tomar seus espaços e introduzir uma consciência de base capaz de rechaçar estes atoleimados do movimento estudantil e sindical, organizando verdadeiros espaços de debates das massas.

O objetivo destas organizações é de dividir os movimentos em que estão organizadas, pois não tem de fato, efetivos para conquistar por meio da democracia e planos sérios para liderar processos verdadeiramente revolucionários enquanto ações por isso discursam tão bravamente, pois no cotidiano não conseguem fazê-lo, apenas usurpar os recursos financeiros para sustentação do PSTU e de sua corja na direção dos movimentos.

A hora da CONLUTE e da CONLUTAS estão contadas! Seu peleguismo e sua inércia devem cair por terra nos próximos anos, com o possível advento da Reforma Política nos próximos meses, sua morte é iminente e com ela devem cair por terra suas sectárias e finadas lutas, no Vale do Paraíba.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

QUANDO O RACISMO E A HIPOCRISIA SÃO REVELADOS – ATAQUE DA MÍDIA A EX-MINISTRA MATILDE RIBEIRO

Sabemos o quanto a mídia direitista e sensacionalista é hipócrita, mas atualmente tem despertado os mais instintivos e primitivos sentimentos de ódio e racismo contra a ex-ministra Matilde Ribeiro, da Igualdade Racial, e ataques provenientes de veículos de mídia digital da esquerda sectária, como o tendencioso e presunçoso portal do PSTU, que em mais um surto sectário dispara contra o governo Lula e seus componentes uma ofensiva de comentários enviesados.

A grande mídia preconceituosa já demonstrou por vezes a sua parcialidade, para desacreditar o povo das suas esperanças e inocular a desconfiança e os males do senso-comum, situações mesmo em que colocam toda a sua imagem a perder, como num grande jogo, em que ao invés de apostarem seu capital, arriscam o futuro de toda uma nação para satisfação de um grupo de patrocinadores e de seus próprios egos.

Nesta última semana a ex-ministra Matilde Ribeiro, fora afastada do governo, pois com o uso irregular em uma compra a mídia voltou a fazer o estardalhaço cotidiano sobre o “copo d’água”, para ver se consegue enfim derrubar Lula, e por fim implementar a sua ditadura de informações e de governos corruptores e incompetentes. Porém o que ficou em evidência a forma de como trataram o caso, onde houve a reparação dos danos aos cofres públicos e a continuidade do calvário da mídia à tona, tentando de qualquer forma gravar o semblante da ex-ministra as notícias que chamavam de “corrupção”, sem dúvidas uma atitude discriminatória.

A grande mídia deixa de falar dos que a muito tempo governaram este país e gastavam cerca de três vezes mais no cartão corporativo e privatizaram grandes empresas e entregaram grandes porções de nosso território a uso de empresas multinacionais e o povo jamais soube de um único centavo do que teoricamente foi a leilão para pagar a dívida externa e jamais chegou ao FMI e nem ao bolso dos brasileiros, ou pelo menos de grande parte dos brasileiros.

Não quero ficar sabendo da explicação dos quatrocentos e trinta reais da ex-ministra, que assim como o povo brasileiro tem a dignidade para reconhecer o que fez de errado e já repôs a quantia aos cofres públicos, mas quero saber dos 100 bilhões das privatizações, que hoje totalizariam mais de 150 bilhões, onde estão? Por qual motivo a mídia direitista escondeu tal informação e até hoje não foi buscar os responsáveis? Qual será a participação desta mídia enviesada e corrupta neste que foi o maior assalto aos cofres públicos em todos os tempos?

O esquecimento é a maior arma desta mídia que de tempos em tempos, apontam suas artilharias midiáticas e verbais para o PT e para o Governo Lula, a fim de fazer o maior estrago possível, mesmo que seja sem o menor embasamento, somente para forçar os resultados extremamente positivos que Lula e seu governo vêm conquistando, para baixo.

A mídia de esquerda sectária, como o portal do PSTU, já vem marcando ponto a mais para contar em suas posições ignóbeis, pois sempre que pode critica o Hugo Chávez, o presidente Lula, o PT e etc., e agora ataca sem qualquer motivo até a ex-ministra, como se de alguma forma o partido mais sectário da esquerda brasileira já estivesse dado alguma contribuição para a luta dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Pois a única coisa que de fato sabem fazer e com muita eficácia e gritar “Fora Alca, fora FMI”, que é a única base que tem para governo e para coordenar qualquer movimento em que estejam na direção. A hipocrisia dos veículos tanto da direita de caráter fascista quanto da esquerda sectária é algo assombroso, pois suas posições revelam o nível de alienação que pretendem propagar na sociedade com a finalidade de atender a interesses externos e das classes abastadas.

Assim como a ex-ministra Matilde, José Dirceu, Ângela Guadagnin, José Genoíno e todos os membros do partido dos trabalhadores foram colocados na posição de discriminação e de pré-julgamento, onde a mídia tentou ludibriar o povo, em favor de seus interesses. O preconceito com relação aos militantes do PT é antigo, pois este partido e seus militantes não se importam com o que a mídia e seus patrocinadores pensam, mas se preocupam apenas com o que é de fato correto e que não interessa as elites que defendem o que lhes é conveniente.

Matilde Ribeiro é vítima da discriminação de uma mídia que não admite que uma mulher negra possa conduzir ao lado de um governo de esquerda e popular, políticas que incluam a população mais carente e discriminada na sociedade e que ameacem diariamente o lugar dos poderosos e de seus rebentos nos locais mais cobiçados da sociedade. A luta de Matilde transcende quaisquer atitudes impensadas de momento, pois as batalhas que travou desde sua entrada na Secretaria Nacional de Combate ao Racismo no PT, e suas direções na Assessoria dos Direitos da Mulher em Santo André, e no assessoramento ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para as questões de gênero e de raça.

Matilde antes de tudo merece nossa admiração, pois não é qualquer ministra que coloca no ensino superior um contingente de 40 mil estudantes pela lei de cotas e atende a mais de 1,7 milhão de habitantes que moram em comunidades quilombolas, que antes eram esquecidas pelo poder público e ficavam a mercê das intempéries que assolavam suas regiões.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

2008 – UM ANO DE REFLEXÃO E DE PENSAR A CIDADE.

O ano de 2008, como é sabido, tem especial importância, pois nesta época elegemos os representantes de nossos municípios, porém precisamos colocar nossas consciências em intensa reflexão e pensar que tipo de cidade que queremos. Não adianta elegermos os que mais prometem, ou quem mais pagou para colocar o cartaz em vossas casas, mas eleger candidatos com propostas plausíveis e que de fato não representem meros bairros, mas a cidade.


A cidade é o espaço derivado das lutas de classes num processo histórico que resulta na formação dos espaços sociais urbanos, ou seja, as lutas cotidianas que travamos para instalação de creches, hospitais, postos de saúde, delegacias, espaços de comércio, praças, fábricas e etc., são todas derivadas dos anseios do povo e sua reivindicação junto ao poder público, mesmo que por vezes este poder esteja sob mãos e a mercê de interesses externos, como o exercido pelo capital privado.

O cidadão que deseja o melhor para sua família e para sua comunidade não pode se eximir do pleito eleitoral que virá em outubro deste ano, a eleição dos prefeitos e vereadores em todos os municípios deve ser acompanhado por cada um, deixar de lado as idolatrias por cicrano ou fulano e passar a criticar as ações dos candidatos e cobrar de ações verdadeiramente construtivas.

Os velhos oligarcas, clãs de famílias de dominam as políticas municipais, devem ser depostos, pois são estes que deixam de pautar questões inerentes a qualidade de vida da população, como a qualidade da saúde, educação, saneamento básico, transportes públicos, políticas para juventude, para tratar de colocar chafarizes, renomear ruas com o nome de seus antepassados e promover vários absurdos e aberrações em suas passagens nas câmaras de vereadores e nas prefeituras.

Pensar a cidade é algo conjunto, que não pode ser feito por panfletos ou por grupos de marketing eleitoral, não pode ser descritos em meros manuais, é algo que deve ser decidido junto ao povo, nas reuniões com candidatos aos cargos de vereadores e ao cargo de prefeito. Aqueles que não se dispuserem a estas reuniões ou consultas populares devem ser rechaçados logo de cara, principalmente estes candidatos que se apresentam no rádio, na televisão, porém nunca deu as caras no seu bairro, nem ao menos acompanhou as lutas antes da eleição em sua região, para num momento em que você percorre até o local de votação, haver um enxame de panfletos espalhados ao chão com o nome e o número do infeliz. Hora pensemos um candidato que não tem o comprometimento de acompanhar vossas batalhas e o cotidiano, e empesteiam as ruas da cidade no dia da votação com panfletos, qual será sua atitude quando eleito? Um indivíduo que viola as leis de não fazer campanha no dia da votação, que não tem responsabilidade com o meio ambiente e que impede o seu direito de trafegar a pé por ruas limpas, qual será sua moral?

Pedir pela melhoria e acompanhar os planos de campanha é fundamental para uma escolha correta e que não lhe trará dores de cabeça futura. O candidato perfeito é aquele que sempre está ao nosso lado, mesmo não sendo de fato um representante eleito, mas um indivíduo atuante na sociedade, que faz transformar com suas idéias e seu empenho o lugar em que moramos, sem que para isto receba nada em troca.

Os velhos oligarcas da direita não têm tal sensibilidade, se afastam tão logo do povo quando eleitos, assim como os engenhosos catastrofistas da ultra-esquerda, que sabem apenas bater, criticar, mas não apresentam planos. Os rumos das cidades devem ser tomados por indivíduos que pensem o espaço com o povo e para o povo. Uma cidade livre, de pleno acesso aos cidadãos, com qualidade de vida e com espaços para expressão e delimitação de ações. O ano de 2008 é a hora para decidirmos com os candidatos de ideais populares os rumos que nossos municípios serão guiados para os próximos quatro anos.