PT - Instantâneo

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Embaixadas estrangeiras saúdam aniversário de 28 anos do PT

Onze representações de embaixadas, de quatro continentes, marcaram presença na festa de aniversário do PT, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brasília. As representações que falaram ao Portal do PT foram Angola, Argentina, China, Coréia do Norte, Cuba, Palestina, Rússia, Síria, Tunísia, Uruguai e Vietnã.

Leia as declarações das representações diplomáticas:


“Nós temos a obrigação de cooperação com o PT brasileiro, há muito tempo. Antes de assumir o poder, nós também sempre os assistíamos por meio do Foro de São Paulo, protagonizado pelo PT. O PT também está construindo um socialismo de tipo brasileiro, que convém a realidade concreta do Brasil. Nós, do Partido do Trabalho da Coréia, também temos a mesma finalidade. Nós apreciamos as conquistas logradas pelo PT durante este mandato do presidente Lula. Neste sentido, temos muito a aprender e muito para trocar com o PT. O PT sempre apoiou a luta do povo coreano pela construção do socialismo e também pela reunificação pacífica e independente da Coréia. Esta é a causa fundamental que nos chamou à participação nesta celebração. Felicitamos calorosamente este aniversário de fundação do PT e que o partido também tenha grandes sucessos em seus trabalhos no futuro.”
Pak Hyok, embaixador da Coréia do Norte (Foto: embaixador ao centro, acompanhado de comitiva, por Rossana Lana)

“Nossas relações com o Partido dos Trabalhadores são históricas. Desde a sua fundação, temos boas relações, inclusive pessoais e partidárias com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Sempre fomos solidários com o partido em seus objetivos na luta pelos trabalhadores e pelas classes sociais menos favorecidas. O PT sempre esteve ao nosso lado e dos direitos inalienáveis do povo palestino. Recebemos atos solidários do partido, através de seus quadros e as manifestações do PT surgem em todas as ocasiões em que o povo palestino necessita.”
Salah Al-Qataa, encarregado de negócios da Embaixada Palestina

“Dentro dos desígnios e objetivos do PT em termos globais, suas políticas em termos internacionais, para nós é importante estar aqui e dar nosso testemunho e contribuição. Queremos agradecer ao PT, em relação àquilo que fez por Angola nos momentos difíceis, nos momentos em que tínhamos o colonialismo. As possibilidades que nos deu de ajuda para que muitos de nossos expatriados, àquele tempo, pudessem ter uma identidade.”
Leovigildo da Costa e Silva, embaixador de Angola

“O motivo de participar desta festa é muito simples. Estamos presentes respondendo ao convite da parte da direção do PT, que é um dos maiores partidos na vida política do país. Gostaria de mencionar que, hoje em dia, temos laços de cooperação, de troca de experiências e contatos entre o PT e o Partido Rússia Unida, partido da maioria no parlamento russo.”
Alexandre Nuralov, conselheiro político da Embaixada da Rússia

“Vim a convite do presidente do PT, deputado Berzoini. Estou trabalhando no Brasil pela quarta vez e posso dizer que tenho acompanhado toda a trajetória do PT. É uma expressão política do país que lutou muito para chegar ao poder. Eu interpreto este fenômeno como um esforço das classes populares para encontrar um caminho mais adequado para seu país. Como outros partidos que tiveram sua oportunidade, agora chegou a vez do PT. Quero dar meus parabéns a essa experiência interessante de 28 anos. Faço votos para que o PT continue na sua caminhada pelo bem do povo brasileiro.”
Chen Duqing, embaixador da China

“As relações entre Cuba e Brasil são muito profundas e de muita intensidade. Temos uma amizade muito grande entre o povo brasileiro e o povo cubano. Como parte disso, o PT tem uma tradição de luta e tem lutado pela defesa da soberania, da integridade e do desenvolvimento do Brasil, além de ter boas relações com nosso partido. É uma honra para nós participar desse 28º. aniversário do PT.”
Pedro Núñez Mosquera, embaixador de Cuba

“O PT é muito importante, principalmente porque representa a força política atual no Brasil. Mas, além disso, o PT tem muito vínculo com a nossa política no Uruguai. Temos muitos políticos petistas com relações próximas e contínuo contato com o Uruguai, possivelmente nas lutas sindicais e político-partidárias. Ainda que seja um partido novo para o Brasil tem uma raiz muito profunda com o trabalhismo.”
Arturo Villarreal, conselheiro político da Embaixada do Uruguai

“Parabéns para o PT em seu 28º. aniversário. Desejo muito progresso para o partido e para o povo brasileiro. O PT é um partido amigo do governo sírio.”
Elias Bara, segundo secretário da Embaixada da Síria

“Nós viemos trazer a saudação do comitê partidário do Vietnã ao PT. Em setembro, recebemos o secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, em nosso país, e nos tornamos bem mais próximos, desde então, assim como nos encontramos com o presidente Lula durante o Congresso do PT, quando solicitamos sua visita a nosso país. Por isso, estou muito feliz de estar aqui. Espero que o PT consiga dar sua contribuição ao resgate do Brasil.”
Nguyên Thac Dinh, embaixador do Vietnã

“O motivo que nos traz a esta festa é que o PT é um importante partido no Brasil. O presidente do Brasil pertence a este partido, assim como importantes lideranças políticas. O PT faz muitas coisas importantes para o bem do país. Estamos aqui para encontrar nossos amigos nesta festa para conversações. Temos o prazer em participar deste evento.”
Seifeddine Cherif, embaixador da Tunísia“.

O PT é importante para o país e elegeu o presidente Lula, que é uma figura política que permitiu uma aproximação entre Brasil e a Argentina muito importante. A festa do PT é uma festa da democracia brasileira e da democracia argentina, também, que passou por momentos muito difíceis. Por isso, nós também queremos participar desta celebração democrática.”
Gonzalo Urriolabeitia, conselheiro político da Embaixada da Argentina

Nenhum comentário: