PT - Instantâneo

sexta-feira, 1 de junho de 2007

QUAL A UTILIDADE DE UM PARTIDO SEM BASES E SEM COERÊNCIA IDEOLÓGICA, QUE SOMENTE VEM DISTORCER OS MOVIMENTOS QUE REPRESENTA?


QUAL A UTILIDADE DE UM PARTIDO SEM BASES E SEM COERÊNCIA IDEOLÓGICA, QUE SOMENTE VEM DISTORCER OS MOVIMENTOS QUE REPRESENTA?


COMO UM PARTIDO PODE CONTINUAR A EXISTIR SEM QUE TENHA DE FATO UMA BASE POPULAR E COERÊNCIA COM A REALIDADE SOCIAL VIGENTE? REFORMA POLÍTICA JÁ!

A rebeldia perante a realidade injusta vigente é algo nobre, mas quando ganha o caráter de promoção ideológico-partidário pode ser encarado como desvirtuação de ideais, uma vez que o anseio do movimento estudantil é deixado para segundo plano. Os movimentos nas universidades estaduais paulista para manter sua autonomia em relação ao governo estadual são nobres em caráter, deve ser ressaltada a ousadia dos estudantes em ocupar a reitoria da USP, que demonstrou a força do movimento estudantil perante a opressão do governo estadual. Porém a desvirtuação do movimento para ganhar força o aspecto partidário-ideológicos para arrebanhar jovens fileiras para os movimentos de massa, levou a perda de identidade da reivindicação e deu margem ao Governador do Estado de São Paulo, José Serra, caracterizar como “manifestação partidária”.

O PCO, o PSTU e o P-SOL erraram na forma de organização do movimento, pois sua gana em arrebatar fileiras de jovens militantes em efervescência para seus partidos levou a um debate partidário e ideológico ao invés de colocar em pauta as reivindicações e soluções que o movimento encontrou para o problema.

A hora da desocupação é iminente, basta da conlutização e outras formas de radicalização de movimentos estudantis que trazem apenas a luta inconseqüente sem dar-se espaço as vozes para amplificações no meio político e comunitário. Os mesmos partidos que sacrificam sem consultar as massas como foi (infelizmente) o movimento estudantil da USP para deflagrar suas doutrinas em momentos de ebulição social, são os mesmos ameaçados pela reforma política pela falta de bases e representação política.

Em outras diversas categorias, estes mesmos partidos radicais, de ideologias ultrapassadas quanto à inserção no contexto global e a sua impossibilidade de reforma de concepções, tal rigidez e fidelidade às contextualizações marxistas do século XIX, vem tentando fragmentar a luta das organizações sindicais e sociais a fim de arregimentar mais bases aos seus partidos elitizados. Como um partido pode continuar a existir sem que tenha de fato uma base popular e coerência com a realidade social vigente? Estes partidos ao mesmo tempo em que alegam que o modelo de partidos de esquerda liderados pelo PT e o PC do B é algo deturpado, ou ainda que não atenda aos anseios da população, não conseguem lançar um modelo condizente com a realidade global e nacional.

O PT ao mínimo é o único que abre espaço a representação de classes e a democratização interna com os PED’s (Programas de Eleições Diretas), algo inusitado em relação aos outros partidos, além de capacitação de sua base com a formação político-ideológica de sua base e a livre participação nas diversas correntes do PT. Por qual motivo o PSTU e o PCO possuem modelo de corrente única de representação partidária? Como podem ser tão autoritários? Onde está seu socialismo de libertação de pensamento?

A Reforma Política deve extinguir estes partidos que em nada contribuem com a melhoria de vida e luta dos trabalhadores brasileiros, transformando-os em meros grupos de estudos da Revolução Russa e de ideologia socialista trotskista.

Quando falta a um partido a base popular e um sistema ideológico que atenda as necessidades da população, é como uma semente sem substrato para se desenvolver, o partido que não se desenvolve perde a noção do seu verdadeiro ideal, “a representação social”.

Reforma Política é o caminho para moldar os partidos políticos e dar ao cidadão resposta aos seus anseios, pois as relações ficam mais transparentes entre o público e as reais posições dos partidos.

Nenhum comentário: