PT - Instantâneo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

POR UMA MÍDIA DE ESQUERDA E POPULAR – CONSCIENTE E ALTERNATIVA

As mídias dos grandes detentores do capital são vorazes ao atacar governos populares e os movimentos de base, para tanto é necessário um meio alternativo de transmissão de informação constituído pelo povo e por seus movimentos e partidos de base. Crer na isenção da mídia do eixo “global-vejista” é inconcebível, uma vez que seu caráter putrefato causa-nos asco e é deliberadamente direitista e golpista, não podendo, portanto representar uma opinião pública de fato.

Cotidianamente observamos um verdadeiro escárnio promovido pelos veículos de mídia para com a mentalidade de seus leitores das classes populares, delegando um papel na sociedade de cidadãos desprovidos de consciência crítica e que devem possuir tão somente suas análises parciais e que as elites anseiam.

Desde o golpe de 1964, não há de fato uma mídia verdadeiramente de esquerda de repercussão nacional. Foi também neste período que redes nefastas de radiodifusão, televisivas e de mídia escrita de direita se desenvolveram de forma ameaçadora e ganharam os horizontes do país. Países como Venezuela, Chile, Argentina, Espanha e tantos outros detêm veículos de mídia de esquerda hoje com boa repercussão nacional, principalmente de mídia escrita, e passaram pelo mesmo problema das ditaduras militares que nós brasileiros passamos, porém o mecanismo de criminalização dos movimentos de esquerda que desde então é promovido, até os dias atuais com um governo de esquerda e popular.

O “eixo do mal” “Globo-Folha-Veja” consegue definhar diariamente a consciência crítica da população, sob um caráter de alheamento intensificado que leva ao contestamento de atitudes de trabalhadores e classes sociais próximos, sob o olhar que eles direcionam intencionalmente. Atualmente meios de mídia como a Revista Carta Capital, os jornais Brasil de Fato, a Hora do Povo, são os poucos resquícios de meio de mídia escrita que escapam da força dos detentores do capital, porém não tem a repercussão nacional que deveriam, mas na internet os blogs de esquerda e as agências de notícias com destaque a Agência “Carta Maior”, e ao “Portal Vermelho” tem uma repercussão pouco maior entre os internautas, porém não são nem ao menos “pano para manga” perto da força exercida pelos portais de direita.

Na mídia televisiva e radiodifusora, não há como competir com o capital hoje, investido pela direita em seus veículos de comunicação visual, onde deveria por força de discussão popular, elaborar regras para abertura dos meios de mídia privados a comunidade e seus respectivos movimentos sociais para apresentar programas com conteúdos voltados a realidade popular e coordenados em absoluto pela comunidade.

A esquerda ainda não tem um veículo que possibilite a conscientização de massas, como a direita detêm, e faz questão de ostentar em seus infames programas com seus ideais anacrônicos e demasiadamente insanos. Para esquerda das lutas históricas continuar a sobreviver ao longo dos tempos, cumprindo seu verdadeiro papel social, conscientizando as massas populares, chamando o povo para participar de sua construção partidária para compor as fileiras e traçando seus novos rumos será necessário o aproveitamento melhor da questão da mídia digital, com a constituição de um forte (um mais) provedor(es) de esquerda e agências de notícias na internet e mesmo a criação de um ou mais canais em rede televisiva.

Derrotar a direita é preciso, porém a esquerda deve usar das mesmas armas com artifícios e ideais diferenciados para comunicação em massa.

Nenhum comentário: