PT - Instantâneo

sábado, 7 de abril de 2007

Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD 2006 aponta: “Brasil avançou no IDH e foi considerado exemplo de combate à desigualdade para o ano 2004”.




Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD 2006 aponta: “Brasil avançou no IDH e foi considerado exemplo de combate à desigualdade para o ano 2004”.

O Brasil agora esta as portas dos paises de alto desenvolvimento humano de acordo com o relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que aponta índice de 0,792 no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Brasil caindo apenas uma posição no ranking para dar o lugar a Belarus, no quesito do Índice de Gini o Brasil deixou a penúltima colocação para ficar com a décima entre os paises com maior índice de desigualdade social. Programas como a Bolsa Família, créditos para pequenos agricultores, aposentados e etc., levaram a uma queda como jamais fora observada em nenhum outro relatório.

Com tais índices avançando de forma tão intensa os resultados de 2006 podendo ser observados em 2008 vão refletir o que o povo tomou como base para reeleger o verdadeiro governo pró-nação.

Oito anos será a redenção do Brasil, PT e Lula estão modificando a nação, transformando “o gigante dos pés de barro” em potência social e econômica, “o gigante” está com enrijecendo suas bases com ferro da mudança.

As portas do alto desenvolvimento humano (de 0,800 a 1,000), deixando as últimas colocações das desigualdades sociais em saltos, ninguém mais conseguirá segurar esta potência que começa a surgir e se tornar o grande ponto de referência para integração latino-americana. Muito diferente do afirmado pelos oposicionistas de plantão, que somente torcem pelo insucesso e combate aos pontos inquestionáveis em que Lula e o PT conseguiram modificar o país, ainda que de forma não muito aprofundada, mas essencial para continuidade das políticas de melhoria da população mais desfavorecida.

Nova Iorque, pólo maior do capitalismo global já anunciou que deverá seguir o exemplo da Bolsa Família para ascender socialmente à população mais pobre. Paises como Bolívia, da África Subsaariana devem adotá-la como medida de correção das atuais distorções sociais. Como alguém de sã consciência consegue jogar algo tão importante como se fosse um ato de populismo, ao invés de valorizar este como uma atitude modificadora e edificadora da qualidade de vida como no exterior é valorizado.

De acordo com alguns “brasilianistas” “Lula é observado ao mesmo nível do líder negro Nelson Mandela” (MONCLAIRE, entrevista a revista Carta Capital, 14 de março de 2007), pois conseguiu comover a população a votar novamente nele graças às transformações que vem promovendo no Brasil nos últimos anos. É um orgulho gigantesco poder estar representado por Lula e o PT, que foram soerguidos pelos movimentos populares e honraram o compromisso que estabeleceram com o povo.

As provas deste compromisso esta no olhar dos que até então eram tratados como excluídos e marginalizados, é claramente observado pelo sorriso do trabalhador que consegue dar melhores condições a sua família, é comprovado pelos números e indicadores do IBGE, da FGV e de tantos outros institutos que colocam de forma veemente a melhora da “Era de Ouro de Lula” frente à tenebrosa “Era das Trevas FHC”. Lula melhorou o país, faltam às elites ou a sensibilidade de sentir o momento ou a capacidade de se tornar humana, pois criticar medidas que somente faz engrandecer seu país e seu povo é mirar o “pé”.

Bruno Emidio

Nenhum comentário: