PT - Instantâneo

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Digo Sim para a Reforma Universitária:

A Reforma Universitária que vemos em constantes debates nas mídias e em debates de pequenos ou mesmo em volumosos grupos estudantis geralmente levam a descaracterização e oposição a esta reforma que vem sendo discutida abertamente pelo MEC e pela UNE. Uma reforma que sempre foi defendida por organizações estudantis, pelo seu caráter de promoção da democracia no âmbito universitário e na popularização do modelo universitário. Mas como em todos os setores da sociedade, o povo tem que lutar pela hegemonia de propostas sobre os interesses da classe elitista. Por isto, devemos ratificar tal reforma, mesmo que com ressalvas.

Nos encontros estudantis de base em Diretórios Acadêmicos, Centros Acadêmicos e Diretório Centrais de Estudantes tem levantados diversos questionamentos e implicações as normatizações propostas na atual reforma universitária.

Grupos extremeistas da esquerda sectária e pelêga, afirmam sem quaisquer justificativas que não aceitam os atuais termos da Reforma Universitária, algo sem dúvidas ridículo, que demonstra o nível de sectarismo que os movimentos universitários estão chafurdados, principalmente quando a elite se aglomera nestes núcleos "pseudo-revolucionários" liderados pelas correntes da FOE (Frente de Oposição Estudantil) ligada ao P-SOL e a CONLUTE (Coordenação Nacional de Lutas Estudantis) ligada ao PSTU.

Entidades que são reminescentes de grupos cupulares e de classes abastadas veêm na luta contra o REUNI e contra as cotas, fonte de filiação em massa de estudantes para se tornarem "massas de manobras" e "mão-de-obra barata" para mobilizações e em pleitos nacionais, sem dar-lhes quaisquer vozes ou espaços de opinião e construção conjunta do movimento.

Aprovar a Reforma Universitária é demasiadamente necessário para garantir de todas as formas o ingresso da população que é vitimada pela violência do capital a estar às margens do processo de educação, e hoje fomentada ao máximo por entidades sectárias e pelêgas a continuar nesta situação, portanto coloco meu posicionamento à favor desta importante medida.

Sabemos que ainda não é a melhor solução, no caso, deveria haver uma garantia da Universidade pública apenas para população mais carente e que necessita de maior atenção por parte dos organismos públicos, porém sabemos que ainda hoje não é a esquerda de fato que predomina no nosso sistema bicameral em Brasília, onde reside boa parte das elites e das classes abastadas em torno de partidos de direita e centro, além de partidos a extrema-esquerda que acabam por tornar-se satélites dos partidos da direita.

Portanto a Reforma Universitária se faz necessário, mesmo que nao seja ainda a ideal! Daqui para frente devemos nos mobilizar de forma conjunta para que se realize de fato e da forma que nos queremos.

Retirado de: http://geografiaunitau.blogspot.com/2007/06/digo-sim-para-reforma-universitria.html

Nenhum comentário: