PT - Instantâneo

domingo, 29 de abril de 2007

“O DIA EM QUE LOBOS SE TORNARAM CORDEIROS”


“O DIA EM QUE LOBOS SE TORNARAM CORDEIROS”

PFL SE TORNOU DEM



Como os maiores “senhores de guerra”, “coronéis do cangaço”, oligarcas e exploradores do meio rural e urbano se tornaram democratas? Que democracia querem para o Brasil? Qual a verdadeira ameaça que se esconde por trás desta sigla?

Nestas últimas semanas observamos o ex-PFL se tornar DEM (Democratas) e suas atitudes para com o congresso e o governo se transformarem do patamar de fracamente oposicionista para DEM (Demagógica). Mas como um partido como o PFL que possuí ascendentes de PSD (Partido Social Democrata), MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que eram partidos do Regime Militar, que propagava a extrema coerção da democracia, hoje se tornam democratas, sem expulsar nenhum daqueles que incentivaram e se usufruíram do Regime Militar e ainda possuem ideais de repressão a liberdade de expressão?

A sigla DEM é para iludir novamente a população que em sua grande maioria é imposta por um desinteresse em assuntos relacionados à política e fazê-los novamente votar nas mesmas figuras nefastas que ficaram minimizadas nas últimas eleições. O PFL foi o mesmo, dissidentes do ARENA, do PSD, do MDB, que procuravam em uma outra alternativa a sua reeleição e minimizar o desgaste político, que fez surtir um excepcional resultado com a eleição de cerca de 114 deputados no congresso. Mas suas atitudes em demasiadamente sinistras e individualistas no congresso levaram a nesta última legislatura na minimização do seu partido e seus aliados a menos de ¼ do congresso, um fato que o Brasil poderia comemorar, mas que infelizmente teremos que ficar atentos até 2010 para observar se o povo assinalou que os “Lobos se fantasiaram de cordeiros” para sangrar mais uma vez o Brasil, ou se deverão deixar passar mais esta e demorar mais 20 anos para repudia-los novamente e se fantasiarem sob uma nova sigla eleitoral.

Para que um partido se julgue democrata deve antes de tudo ser democrático internamente, posteriormente eliminar as figuras antidemocráticas dos quadros do partido, deve ser a favor do povo antes dos interesses pessoais, deve lutar para eliminação das disparidades sociais e democratizar desde a informação e a política até condições mínimas e dignas de vida a toda a população. Em todos estes atributos o DEM não se encaixa, pois são decididos todos seus assuntos internos por sua cúpula, figuras antidemocráticas são somente o que tem o partido, Bornhausen, Kassab, ACM, Paulo Souto, Mendonça Filho e tantos outros. Interesses pessoais sempre antes dos nacionais, pois sempre pesam a favor das bancadas ruralistas (donos dos grandes latifúndios do país), são a favor de massacres no meio rural onde a impunidade dá-se as mãos a plantation escravocrata que eles impõem aos campesinos. Lutar para eliminar disparidades para estes jamais, pois é nelas em que se encontram a ignorância, a barbárie e o medo que os elegem como poderosos “senhores de guerra” e “senhores feudais” modernos, democratizar também não é com este partido uma vez que sempre excluiu da maioria o direito de melhorar de vida e de poder observar o mundo com olhos críticos.

Um partido com desejos e personalidades políticas tão demoníacas deveria ser excluído para o país poder repensar o verdadeiro modelo de desenvolvimento, pois estes fantasmas do Regime Militar que teimam em continuar a perseguir os partidos e políticos do povo somente vêm atrasar o modelo de sociedade que realmente queremos. Uma sociedade com justiça social, com liberdade, com igualdade e dignidade ao povo.


Bruno L. Emidio

sábado, 7 de abril de 2007

Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD 2006 aponta: “Brasil avançou no IDH e foi considerado exemplo de combate à desigualdade para o ano 2004”.




Relatório do Desenvolvimento Humano do PNUD 2006 aponta: “Brasil avançou no IDH e foi considerado exemplo de combate à desigualdade para o ano 2004”.

O Brasil agora esta as portas dos paises de alto desenvolvimento humano de acordo com o relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que aponta índice de 0,792 no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Brasil caindo apenas uma posição no ranking para dar o lugar a Belarus, no quesito do Índice de Gini o Brasil deixou a penúltima colocação para ficar com a décima entre os paises com maior índice de desigualdade social. Programas como a Bolsa Família, créditos para pequenos agricultores, aposentados e etc., levaram a uma queda como jamais fora observada em nenhum outro relatório.

Com tais índices avançando de forma tão intensa os resultados de 2006 podendo ser observados em 2008 vão refletir o que o povo tomou como base para reeleger o verdadeiro governo pró-nação.

Oito anos será a redenção do Brasil, PT e Lula estão modificando a nação, transformando “o gigante dos pés de barro” em potência social e econômica, “o gigante” está com enrijecendo suas bases com ferro da mudança.

As portas do alto desenvolvimento humano (de 0,800 a 1,000), deixando as últimas colocações das desigualdades sociais em saltos, ninguém mais conseguirá segurar esta potência que começa a surgir e se tornar o grande ponto de referência para integração latino-americana. Muito diferente do afirmado pelos oposicionistas de plantão, que somente torcem pelo insucesso e combate aos pontos inquestionáveis em que Lula e o PT conseguiram modificar o país, ainda que de forma não muito aprofundada, mas essencial para continuidade das políticas de melhoria da população mais desfavorecida.

Nova Iorque, pólo maior do capitalismo global já anunciou que deverá seguir o exemplo da Bolsa Família para ascender socialmente à população mais pobre. Paises como Bolívia, da África Subsaariana devem adotá-la como medida de correção das atuais distorções sociais. Como alguém de sã consciência consegue jogar algo tão importante como se fosse um ato de populismo, ao invés de valorizar este como uma atitude modificadora e edificadora da qualidade de vida como no exterior é valorizado.

De acordo com alguns “brasilianistas” “Lula é observado ao mesmo nível do líder negro Nelson Mandela” (MONCLAIRE, entrevista a revista Carta Capital, 14 de março de 2007), pois conseguiu comover a população a votar novamente nele graças às transformações que vem promovendo no Brasil nos últimos anos. É um orgulho gigantesco poder estar representado por Lula e o PT, que foram soerguidos pelos movimentos populares e honraram o compromisso que estabeleceram com o povo.

As provas deste compromisso esta no olhar dos que até então eram tratados como excluídos e marginalizados, é claramente observado pelo sorriso do trabalhador que consegue dar melhores condições a sua família, é comprovado pelos números e indicadores do IBGE, da FGV e de tantos outros institutos que colocam de forma veemente a melhora da “Era de Ouro de Lula” frente à tenebrosa “Era das Trevas FHC”. Lula melhorou o país, faltam às elites ou a sensibilidade de sentir o momento ou a capacidade de se tornar humana, pois criticar medidas que somente faz engrandecer seu país e seu povo é mirar o “pé”.

Bruno Emidio

sexta-feira, 6 de abril de 2007

REFORMA POLÍTICA



REFORMA POLÍTICA:

“UMA QUESTÃO MUITO ALÉM DA GOVERNABILIDADE”

A alienação colocada por partidos nanicos, sem qualquer representação das camadas populares vem jogando contra a reforma política, pois alegam de forma caluniosa que somente serve para promover a extinção de partidos com ideologia. Mas que partidos com ideologia política estão a mais de dez anos sem qualquer representação política sem ao menos ter um vereador? Qual é a ideologia de um partido sem representação popular?

Concordo em parte com a alegação apresentada pelo PSOL e pelo PC do B que possam levá-los a extinção, e que deve então ser retificada tal proposta, pois qualquer partido que tenha ao menos um deputado, um vereador ou qualquer cargo que represente a população nos meios municipais, estaduais e federais deve ser merecedor de verba para mantedoria da representação da camada popular que por ele manifesta opinião, sem levar em conta qualquer diferença de classes sociais, movimentos organizados ou lutas ideológicas. Mas devo discordar com o barrar da proposta que faz regulamentação das bancadas do congresso, da atuação de negros, mulheres, movimentos organizados dentro dos partidos. Sendo esta a principal vertente da proposta, onde também propões a união de pequenos e médios partidos para buscar coalizões mais fortes com governos e medidas (ou mesmo contra) e também para redução de gastos com partidos que em nada representam à sociedade e que vem somente receber dinheiro dos cofres públicos para sustentar a cúpula de seu partido.

A meu ver, partidos que estão a mais de três eleições a nível federal e estadual sem nenhum representante, devem ser extintos ou fundidos a outros que conseguiram representação parlamentar, pois de que adianta um partido sem representante, é o mesmo que um homem sem movimentos, consciência e sangue, a espera apenas de que o enterre sob um manto de terra. Partidos como PCO, PSTU, PCB, PRTB, PRP, PTN e etc., devem se fundir ou esquecer de uma vez qualquer aspecto de lutas sociais, pois está mais do que comprovado que sua representatividade é nula e sua ideologia não é conivente com a realidade social vigente.

Para todos os demais partidos que representam a sociedade, não devem temer tal aprovação, pois somente vem para melhorar o sistema político que está instalado no país e dar uma maior transparência nas relações com o governo e com a população brasileira que poderá mais precisamente saber quem os representa.



Bruno L. Emidio